POLÍTICA


Jerônimo se reúne com Diego Coronel e fala em construir ambiente para eleições de 2026

Aproximação entre governador e deputado alimenta especulações sobre a composição da chapa governista no próximo pleito

Foto: Reprodução/Redes sociais

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com o deputado federal Diego Coronel (PSD) para “construir um ambiente” para as eleições de 2026. Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (14), o chefe do Executivo estadual destacou que o parlamentar fará uma interlocução direta com a base do pai, o senador Angelo Coronel, e com o líder do PSD, Otto Alencar.

A aproximação entre Jerônimo e Diego Coronel intensificou rumores de que o PSD possa ocupar uma nova posição na chapa eleitoral do governo em 2026. Informações de bastidores apontam que o espaço anteriormente reservado ao senador Angelo Coronel, em uma tentativa de reeleição, poderia ser ocupado por seu filho, no cargo de vice-governador.

O possível ajuste permitiria a manutenção de uma chapa “puro-sangue” do PT nos principais cargos, com Jerônimo como candidato à reeleição ao governo estadual e Rui Costa e Jaques Wagner como candidatos ao Senado Federal, ao mesmo tempo em que preservaria a parceria com o PSD, partido com o maior número de prefeituras na Bahia.

Na publicação feita nesta quarta-feira, Jerônimo afirmou que o senador Angelo Coronel “vai liderar” o processo, enquanto Diego atuará como “mediador”. “Nós estamos construindo esse ambiente para 26. Acabei de receber o Diego para a gente poder iniciar um processo dessa construção. Pacificar para que o grupo continue unido e forte. E o Coronel vai liderar, mas um mediador bom é Diego, que sabe fazer isso muito bem”, declarou.

O governador também ressaltou a necessidade de um “distensionamento” dentro da base aliada. “Sob, naturalmente, a patente de Coronel, a patente de senador Otto Alencar, com Rui e Wagner acompanhando, ajudando, nós podemos dizer a vocês que nós nos encontramos para a gente poder distensionar e criar um ambiente positivo para a 26”, afirmou.

Apesar de o vídeo não confirmar oficialmente os rumores sobre a formação da chapa, Diego Coronel destacou que a conversa teve como foco principal as eleições estaduais e nacionais. “Vencemos o ano de 2025, o ano de muitas entregas, de muito trabalho. E agora é o ano de 2026, é o ano de realmente falar de eleição. E aqui estamos num processo de construção. Então, não tenho a menor dúvida, que isso trará grandes novidades para a nossa Bahia, para que a gente possa continuar lançando”, disse o deputado.