SALVADOR


Lavagem do Bonfim 2026 terá reforço policial com mais de 1,6 mil PMs nas ruas 

Operação especial da Polícia Militar começa antes do cortejo e segue até o fim das celebrações religiosas, com investimento de R$ 354 mil em hora extra

Foto: Divulgação PMBA

 

A Lavagem do Bonfim, uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais da Bahia, contará com um forte esquema de segurança nesta quinta-feira (15). Ao todo, 1.612 policiais militares serão empregados no policiamento do evento, que deve reunir milhares de fiéis e turistas ao longo do tradicional percurso entre a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada do Bonfim. O investimento do Governo do Estado apenas em hora extra do efetivo chega a R$ 354 mil.

A operação é coordenada pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), e envolve sete Comandos de Policiamento Regional e Especializados, além da Academia da Polícia Militar (APM) e do Centro de Formação de Praças (CFAP). O esquema especial teve início no último dia 8 e seguirá até 18 de janeiro, período que concentra as principais celebrações do calendário religioso.

No dia do cortejo, a PM atuará de forma preventiva e com monitoramento em tempo real até a dispersão do público. O trajeto de cerca de oito quilômetros terá 29 Postos Elevados de Observação (PEO), além de patrulhamento com 88 veículos, incluindo motocicletas, viaturas e Bases Móveis de Segurança, distribuídos pelo circuito e áreas adjacentes.

A operação também prevê reforço nos principais corredores viários, estações de metrô, terminais rodoviários e marítimos, pontos turísticos e centros comerciais. O policiamento contará ainda com sobrevoo de aeronaves, uso de drones, além de equipes especializadas, como células de intervenção tática e antibomba em prontidão.

Segundo o comandante do COPPM, coronel Sérgio Simões, a atuação da PMBA busca garantir tranquilidade ao público. “A missão da PMBA é de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, por meio dos processos a pé, motorizado, montado, aéreo e com emprego de tecnologia, nas modalidades de patrulhamento e permanência, utilizando tropas convencionais e especializadas, em pontos estratégicos. Estaremos com os esforços voltados para garantir a paz e a tranquilidade da população”, afirmou.