JUSTIÇA


PF cumpre mandados na Bahia em nova fase de operação contra o Banco Master

Ação também ocorre em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com 42 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF

Foto: Divulgação/Polícia Federal

 

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (14) buscas em endereços ligados a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e parentes dele. As ordens judiciais serão cumpridas na Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Na capital paulista, um dos endereços está na Avenida Faria Lima, um dos principais centros financeiros do estado.

A ação marca a segunda fase da Operação Compliance Zero, que mira um suposto esquema de fraudes financeiras no Banco Master. O investidor e empresário Nelson Tanure também é alvo da polícia.

Nesta etapa, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu 42 mandados de busca e apreensão, além de medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que superam R$ 5,7 bilhões.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

De acordo com a Justiça, as investigações identificaram captação de dinheiro, aplicação em fundos e desvio para o patrimônio pessoal de Vorcaro e parentes.

Daniel Vorcaro foi preso em novembro passado, durante a primeira fase da operação. O dono do Banco Master foi preso quando estava no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. De acordo com a corporação, ele tentava fugir do país por um avião particular que iria para a Europa. Ele foi solto pela Justiça poucos dias depois.

Foto: Divulgação

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do banco, por entender que a instituição não tinha condições de honrar seus compromissos financeiros.

A decretação da falência do banco tem gerado controvérsia. O BC foi questionado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jonathan de Jesus, para prestar esclarecimentos sobre possíveis indícios de uma liquidação considerada “precipitada” do Banco Master. O processo, por sua vez, tramita sob sigilo.