POLÍTICA


Sucesso de O Agente Secreto faz senadora pedir audiência no Congresso

Êxito do longa virou motivo para senadora petista pedir audiência para debater a Lei do Audiovisual, que ajudou o filme

Foto: Victor Jucá/Divulgação

 

O sucesso de O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho, serviu de incentivo para senadora do PT pedir a realização de audiência pública a fim de debater a Lei do Audiovisual, cujas regras ajudaram no financiamento do filme.

Segundo a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a iniciativa partiu de Teresa Leitão (PT-PE), conterrânea do diretor do longa-metragem. O filme recebeu recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que integra a Lei do Audiovisual e é um instrumento distinto da Lei Rouanet.

O pedido da parlamentar é para que a Comissão de Educação do Senado promova um debate sobre a “importância da Lei do Audiovisual para o fortalecimento do cinema nacional e da cultura brasileira”.

“As recentes premiações e reconhecimentos conferidos a obras e profissionais brasileiros — como o filme O Agente Secreto e seus realizadores e artistas — evidenciam a relevância das políticas públicas de incentivo ao setor, entre as quais se destaca a Lei do Audiovisual”, afirmou a senadora.

Além da audiência pública, Teresa Leitão solicitou que a Comissão de Educação do Senado aprove voto de aplauso aos artistas de O Agente Secreto, com menção especial ao diretor Kleber Mendonça Filho e ao ator Wagner Moura.

“As premiações concedidas à obra O Agente Secreto e a seus realizadores representam não apenas o reconhecimento da excelência artística e técnica do filme, mas também a valorização do audiovisual brasileiro nos cenários nacional e internacional”, disse Leitão.