POLÍTICA


Deputado federal critica gestões do PT na Bahia e aponta abandono de obras

Arthur Maia cita Fiol e Porto Sul como promessas não concluídas e defende mudança de rumos no estado

Foto: Bruno Spada/Agência Câmara

 

O deputado federal Arthur Maia (UB) fez críticas aos governos do PT na Bahia ao afirmar que o estado enfrenta abandono de projetos estratégicos anunciados há mais de uma década, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul.

Segundo o parlamentar, a Fiol foi apresentada como uma das principais promessas do primeiro governo petista no estado, durante a gestão do então governador Jaques Wagner (PT), e voltou a ser divulgada no governo de Rui Costa (PT), sem que as obras fossem concluídas.

“A grande promessa do PT na Bahia sempre foi a Fiol, uma ferrovia estruturante que ligaria o interior do estado ao litoral, chegando ao Porto Sul. Isso foi propagandeado durante anos, mas hoje a realidade é de abandono”, afirmou Arthur Maia.

O deputado destacou que, apesar de parte da obra ter sido iniciada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ferrovia segue inacabada, com trechos paralisados. “Foram gastos bilhões de reais em uma obra que está sendo liquidada, destruída, porque ficou pelo meio do caminho. O Porto Sul, por sua vez, nunca saiu do papel”, criticou.

Para Arthur Maia, a situação reflete a falta de planejamento e compromisso com o desenvolvimento do estado. “O que isso mostra é que o PT não tem responsabilidade com o estado e não tem capacidade para executar obras estruturantes e de grande porte”, disse.

Ele também citou o Porto de Aratu como exemplo de oportunidade perdida. De acordo com o parlamentar, o equipamento tem localização privilegiada na Baía de Todos-os-Santos, mas segue sem integração ferroviária. “É um porto com enorme potencial, que poderia ser um dos maiores do Brasil, mas nunca foi tratado como prioridade pelo PT”, afirmou.

Ao final, Arthur Maia defendeu uma mudança de rumos na condução do estado. “O PT não fala de desenvolvimento, crescimento econômico e geração de oportunidades. A Bahia precisa voltar a sonhar grande, a oferecer futuro aos seus filhos. Está na hora de mudar. Eu acredito em um novo projeto para a Bahia, com ACM Neto governador em 2026”, concluiu.