POLÍTICA


Presidente do Banco Central se reúne com chefe do TCU em meio a caso Master

Encontro entre Gabriel Galípolo e Vital do Rêgo ocorre antes de possível inspeção do TCU sobre a liquidação extrajudicial do banco

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, irá se reunir com o ministro Vital do Rêgo Filho, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), na tarde desta segunda-feira (12). O encontro está previsto para ocorrer na sede do BC em Brasília. A informação é da CNN Brasil.

A reunião entre os dois acontece em meio à possibilidade de uma inspeção da corte de contas no Banco Central para apurar o processo que levou à liquidação extrajudicial do Banco Master.

Conforme descrito pela agenda oficial de Galípolo, o encontro será para “tratar de assuntos institucionais”. Além de Vital, outras autoridades do TCU estarão presentes no encontro, como a secretária-geral de Controle Externo, Juliana Pontes; o secretário-geral de Comunicação, Flávio Takashi Sato; e a auditora-chefe adjunta da Secretaria-Geral de Controle Externo, Maria Bethânia Lahoz.

De acordo com informações da apresentadora Tainá Falcão, da CNN Brasil, Vital do Rêgo confirmou que o encontro tem como objetivo buscar uma solução conjunta sobre o caso envolvendo o Banco Master antes do julgamento do recurso da autoridade monetária pelo plenário do TCU.

O ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, autorizou no começo da semana passada uma inspeção no Banco Central diante do processo de liquidação do Master. Já na quinta-feira (8), ele acolheu um recurso do BC e suspendeu a medida até que o plenário da Corte de Contas delibere. A expectativa é de que o embargo seja analisado na primeira sessão do TCU após o recesso, em 21 de janeiro.