ELEIÇÕES


Jerônimo diz que dependerá ‘muito’ de Lula na disputa contra ACM Neto, líder nas pesquisas

Governador aposta na força do presidente como cabo eleitoral para vencer a eleição em 2026

Imagem: Eduardo Costa e Assessoria/ACM Neto

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que dependerá “muito” do presidente Lula como cabo eleitoral na disputa de 2026 contra o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que desponta como favorito nas pesquisas de intenção de voto. Em entrevista à Veja, o petista disse não exister eleição fácil, mas aposta na popularidade do chefe do Planalto para vencer o pleito.

Jerônimo também minimizou a liderança de ACM Neto e lembrou que os antecessores Jaques Wagner e Rui Costa saíram vitoriosos das urnas mesmo quando apareciam em desvantagem diante dos adversários.

“Não existe eleição fácil. Nós vamos depender muito do cenário nacional, e a avaliação de Lula tem melhorado na Bahia. Respeito todas as pesquisas, mas nos dois mandatos de Wagner, nos dois de Rui e no meu, em cinco eleições consecutivas, não ganhávamos em nenhuma delas, segundo as sondagens. O que nos interessa agora é trabalhar muito e continuar com as nossas agendas no interior”, declarou.

Sem mencionar nominalmente ACM Neto, Jerônimo disse já ter percorrido 370 dos 417 municípios baianos para entregar obras, e “não para passear”. “Foi para fazer entregas de saúde, de educação, de estradas, de água, de segurança pública, fazer compromissos de novos investimentos, estender a relação de confiança que temos com os prefeitos.”

Questionado sobre a possibilidade de ceder a cabeça da chapa para Rui Costa caso avalie um eventual risco de derrota, descartou tal hipótese. “A postura do ministro está muito clara. Ele se colocou à disposição para tentar uma vaga no Senado”, afirmou.