POLÍTICA


Bruno Reis diz que PT está ‘chutando a bunda’ de Coronel da mesma forma que fizeram com Leão e Lídice

Prefeito de Salvador, em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (27), abriu as portas do União Brasil para Ana Paula Matos

Foto: Rômulo Faro/MundoBA

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), disse em tom de ironia, na manhã desta terça-feira (27), em coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza, que o PT está “chutando a bunda” do senador Angelo Coronel (PSD) da mesma forma que fizeram, em eleições anteriores, com outros nomes a exemplo dos deputados federais João Leão e Lídice da Mata.

A fala de Bruno vem um dia após o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sinalizarem o desejo de disputar uma vaga na Casa em 2026 – o arranjo prejudicaria Coronel, que já demonstrou, em diversas oportunidades, descontentamento com a possibilidade.

“A gente vê a utilização da máquina pública, dos recursos, do dinheiro, para cooptar adversários, para cooptar prefeitos. E, à medida que isso ocorre, atraindo ‘neoaliados’, descartam os aliados antigos, os aliados históricos. Isso aconteceu com o senadora Lídice da Mata, que foi sepultada, expulsa da chapa de senadora, e tinha o direito de se candidatar à reeleição. Isso aconteceu com o vice-governador João Leão, que soube pela imprensa que não estaria na chapa majoritária de 2022. E, pelo visto, agora está acontecendo o mesmo, infelizmente, com o senador Ângelo Coronel, que foi tão importante para o projeto, como o presidente da Assembleia liderou a aprovação de matérias importantes para que eles pudessem estar no poder. É assim que eles tratam os aliados dele”, afirmou Bruno.

O chefe do Executivo soteropolitano ressaltou que, no momento, não há nenhuma conversa para tentar trazer Coronel para a sua base de apoio visando o pleito do ano que vem, mas deixou as portas abertas caso seja do interesse do senador.

“Nós estamos aqui abertos ao diálogo para construir alianças que possam permitir a gente mudar a Bahia. O governo Jerônimo até agora não disse para que veio. O governador, pessimamente mal avaliado, deveria estar preocupado em resolver a questão da segurança pública, dos péssimos índices de educação, da área social, da geração de emprego e renda […], mas está preocupado já com a chapa de 2026. E aí, literalmente, dando um chute na bunda do PSD”, acrescentou.

Ana Paula Matos no União Brasil

Bruno Reis também foi perguntado sobre como fica a situação da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), já que o partido do qual ela faz parte decidiu marchar ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Para o prefeito, a decisão será tomada no tempo e cabe a também secretária municipal de Cultura essa deliberação. No entanto, ele abriu as portas do União Brasil no caso de a vice-prefeita deixar o PDT.

“A vice-prefeita, ela diferente é dos parlamentares que tem um prazo para sair […] ela pode sair a qualquer tempo. No momento certo nós vamos tomar a decisão de qual partido a vice-prefeita deverá se filiar. É uma decisão dela, cabe a ela essa decisão. Mas quero dizer que União Brasil está de portas abertas para recebê-la pelo grande quadro público que é, pelo tanto que ela contribui com a nossa gestão e tenho certeza que pelo que ela ainda pode contribuir com a nossa sociedade”, disse Bruno Reis.