Integrante do Baralho do Crime, ‘matador’ de facção da RMS é preso em resort de luxo em Alagoas
Jonathan Santana Valverde, o Jonh, ocupava a carta Dez de Ouro, destinada a criminosos de alta periculosidade

Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública da Bahia
Apontado como integrante de uma facção com atuação em Camaçari e na RMS (região metropolitana de Salvador), Jonathan Santana Valverde, o Jonh, Dom ou Avila foi preso na noite de segunda-feira (26) em um resort de luxo no município de Barra de São Miguel, em Alagoas.
O suspeito tem anotações por tráfico de drogas e homicídios e figurava no Baralho do Crime da SSP-BA (Secretaria da Segurança Pública da Bahia). Ele é representado pela carta Dez de Ouro, usada para identificar criminosos considerados de alta periculosidade.
Jonathan foi alvo de uma operação conjunta deflagrada entre a Polícia Civil da Bahia e o Departamento de Homicídios alagoano.
Segundo a SSP, contra ele havia quatro mandados de prisão expedidos pela Vara do Tribunal do Júri de Camaçari, referentes a investigações conduzidas pela 4ª DH (Delegacia de Homicídios) do município.
De acordo com a pasta, a prisão do suspeito foi resultado de um trabalho contínuo de inteligência iniciado há dois meses, quando os deslocamentos e a rotina do investigado passaram a ser monitorados.
Conforme as apurações, Jonathan viajava à Bahia exclusivamente para cumprir ordens de execução de rivais, agindo como principal “matador” do grupo.
A 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari foi responsável pelo levantamento preciso da localização do suspeito e repassou as informações ao Departamento de Homicídios de Alagoas, que efetuou a prisão.
Jonathan ainda tentou fugir ao perceber a aproximação dos policiais, mas foi contido.
Ele está à disposição da Justiça.