MUNDO


Trump ameaça presidente interina da Venezuela e diz que ela pode ‘pagar preço muito alto’

Presidente dos EUA alerta Delcy Rodríguez sobre consequências caso não coopere com exigências de Washington

Foto: Divulgação/Casa Branca | Reprodução/Instagram/@delcyrodriguezv

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (4) que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, “pagará um preço muito alto, provavelmente maior do que Maduro”, caso não atenda às exigências de Washington após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por forças americanas em Caracas. A declaração foi dada em entrevista por telefone à revista The Atlantic.

“Se ela não fizer o que é certo, pagará um preço muito alto, provavelmente maior do que Maduro”, disse Trump, condicionando a continuidade de uma relação com os Estados Unidos à cooperação da nova liderança venezuelana.

A revista destacou que a advertência aconteceu após a operação militar que resultou na captura e detenção de Maduro e sua esposa, Cilia Flores, que agora aguardam julgamento nos Estados Unidos por acusações ligadas ao tráfico de drogas.

Trump também defendeu sua ação afirmando que “reconstruir o país e promover uma mudança de regime” seria preferível à situação anterior na Venezuela.

A ameaça ocorre em meio a forte tensão diplomática e política sobre o futuro do governo venezuelano, com diversos países e líderes reagindo à intervenção dos EUA na nação sul-americana.