SALVADOR


Novo viaduto na região do Iguatemi será 1ª entrega de 2026, diz Bruno

Prefeito, no entanto, não informou uma data para inauguração do equipamento viário

Foto: Valter Pontes/Secom/Prefeitura de Salvador

 

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou na noite desta quarta-feira (31) uma série de entregas que serão realizadas pela gestão municipal ao longo de 2026. Entre as inaugurações, ele citou o novo viaduto na região do Iguatemi, a Maternidade e Hospital da Criança, a Escola de Música e Sala de Espetáculos Letieres Leite, o CCO (Centro de Controle Operacional de Salvador) e a Arena Multiuso.

Segundo ele, até o dia 2 de julho, devem ser iniciadas as obras do teleférico do subúrbio e do novo centro de convenções no Centro Histórico de Salvador.

“Chegamos ao final do ano e temos muitos motivos para celebrar. Foi um ano em que continuamos fazendo entregas. Entregamos praticamente uma obra todos os dias em nossa cidade, lançamos programas, projetos, e temos aí um conjunto de iniciativas sendo elaboradas. Projetos e iniciativas que nós vamos executar e entregar ao longo do ano”, declarou Bruno Reis em coletiva de imprensa no Festival Virada Salvador,

De acordo com o prefeito, a primeira das entregas será o viaduto em frente ao Shopping da Bahia, que vai melhorar o tráfego de veículos na região do Iguatemi e acabar com os congestionamentos neste trecho que é um dos mais movimentados da cidade. Ele, no entanto, não informou uma data específica.

A Maternidade e Hospital da Criança de Salvador deve ser inaugurada no mês de abril. A unidade contará dom um uma UPA infantil. A prefeito afirmou que, a depender do andamento das obras, o CCO será entregue em maio. Caso as intervenções não sejam concluídas, a inauguração deve ficar para o início do segundo semestre. Para julho, a previsão é que seja entregue a Escola de Música e Sala de Espetáculos.

“Em outubro, a gente entrega aqui a nossa grande Arena Multiuso. No ano que vem, será um espaço a mais pra ser utilizado no Festival Virada Salvador, que vai embelezar ainda mais esse complexo aqui. Nenhuma capital do Brasil tem um complexo como esse com estes três equipamentos: uma arena como essa que nós estamos, um grande ginásio poliesportivo, que é a Arena Multiuso, e centro de convenções. No ano que vem, esse espaço aqui poderá ser utilizado nesse novo ambiente para diversas outras ações”, disse.

Arena

Segundo Bruno Reis, a ideia da prefeitura é fazer a concessão da Arena Multiuso para a iniciativa privada operar, como ocorreu com o centro de convenções. “Não cabe à Prefeitura operar uma arena como essa. O que eu posso dizer é que diversas empresas desse mercado de operação de equipamentos como esse têm procurado informações, estão com desejo de disputar a licitação. Espero que vença o melhor para ajudar a trazer competições nacionais e internacionais, para trazer eventos internacionais”, declarou.

Ele disse que o equipamento será climatizado, com tratamento acústico e de alto padrão. A arena terá capacidade para cerca de 16 mil pessoas. “Vai ser a Arena, mas também vai ser um outro espaço com o Parque dos Ventos, de esportes radicais e de outras modalidades esportivas. Então, vai ter quadras de beach tennis, de tênis, de futevôlei, vai ter um centro gastronômico”, pontuou.

O prefeito contou ainda que a região vai ganhar um novo hotel com cerca de mil apartamentos. “Hoje o maior problema na cidade é a falta de apartamentos, de leitos de hotel. Então, tudo isso vai gerar emprego e renda para a nossa população”, concluiu.eguinte da Mega-Sena tradicional.