SALVADOR


Salvador renova sua frota de ônibus em empréstimo de R$ 294 milhões com BNDES

Os novos modelos agora passam a contar com opções de refrigeração e melhor desempenho energético em relação aos modelos antigos

Foto: Ascom Semob

A renovação da frota do sistema de transporte coletivo para os soteropolitanos já tem data para acontecer. Nesta terça-feira (30), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assinou com a prefeitura de Salvador o empréstimo que viabiliza a aquisição de 226 novos ônibus a diesel com tecnologia Euro 6, que irão integrar a frota atual de veículos que atendem aos passageiros.

As novas unidades chegam para substituir parte da frota antiga, que em 2025 passou por processos de renovação em seus coletivos. As novas máquinas agora passam a contar com mais opções de refrigeração e possuem melhor desempenho energético em relação aos modelos antigos em atividade. A redução energética traz maior eficiência para os motores, reduzindo o consumo de combustível e os custos por quilômetro rodado.

De acordo com o BNDES, o transporte coletivo de ônibus da capital baiana, atualmente transporta 1,2 milhão de passageiros por dia. Quanto a operação, o valor de R$ 294 milhões está inserido no novo PAC – Refrota, uma iniciativa do governo federal para modernizar o transporte público urbano em todo o Brasil.

Para o ministro da Casa Civil e coordenador do PAC, Rui Costa, o investimento na frota de ônibus de Salvador se justifica pela iniciativa de promover melhorias para o transporte público com o intuito de facilitar a vida da população que depende dos serviços. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou também os impactos do acerto, segundo ele Salvador agora tem, “ganho ambiental com o aumento da adoção de ônibus Euro 6 e impacto direto na vida de mais de um milhão de passageiros”, finaliza o presidente.

Agora a população aguarda para que em 2026, as melhorias anunciadas sejam colocadas em prática, para que de fato, as mudanças possam surtir efeito e fazer a diferença na vida dos soteropolitanos.