BAHIA


Governo do estado encerra 2025 com crescimento nas políticas públicas para mulheres

O número de secretarias dobrou indo de 42 para 92 estruturas neste ano

Foto: Reprodução / Redes Sociais SPM

O ano de 2025 para as políticas públicas da Bahia foi marcado pela consolidação no crescimento de ações voltadas para as mulheres, especialmente, os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Mulheres (COMDMs) que tiveram crescimento de quase 50%, saltando de 80 para 118 conselhos ativos na Bahia.

As medidas fazem parte dos esforços do governo para promover a redução das violências de gênero. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), atualmente é uma das principais frentes ao enfretamento da violência de gênero e ao empoderamento feminino. De acordo com a secretária da SPM, Neusa Cadore, o crescimento das políticas públicas para mulheres nos municípios é o principal mecanismo para salvar vidas. “Nosso desejo é garantir que nenhuma mulher fique sem acesso a direitos, proteção e oportunidades”, afirmou Neuza ao destacar as principais atuações da secretaria.

Em Juazeiro, a criação da Secretaria da Mulher e Juventude (SPMJ) contribuiu para melhorar a qualidade de vida das mulheres, é o que destaca a secretária do órgão, Erica Costa. “Temos buscado estar perto da população, levando informações sobre direitos e políticas públicas”. Outro destaque é a atuação conjunta do órgão com a Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) para equiparar as atuações nas políticas de gênero.

Para 2026, o foco sai da estrutura e vai para a educação com o projeto “Oxe, Me Respeite”, lançado pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Educação, com previsão de atuação em até 300 escolas estaduais no próximo ano, de acordo com as entidades citadas. O objetivo é prevenir a violência de gênero desde a base, durante a formação escolar de crianças e adolescentes, educando sobre os conceitos e a importância de manter a igualdade social.