ENTRETENIMENTO


Festival Virada Salvador terá reforço de 4,5 mil agentes de segurança

Esquema montado na Arena Canto da Cidade reúne monitoramento em tempo real, reconhecimento facial, abordagens nos acessos e atuação integrada de polícias, bombeiros e outros órgãos públicos

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

 

A Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que cerca de 4.500 profissionais das forças de segurança irão atuar nos eventos de final de ano na Arena Canto da Cidade, em Salvador.

A pasta comunicou que a Polícia Militar realiza abordagens nos portões de acesso ao festival. Os agentes estão equipados com terminais móveis de comunicação, que utilizam tecnologia LTE (Long Term Evolution), permitindo o monitoramento dos acessos e a prevenção da entrada de objetos ilícitos.

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), os especialistas de 20 órgãos estaduais, municipais e empresas de serviço acompanham tudo o que acontece em tempo real.

Entre as entidades presentes na célula Superintendências Integrada da Ação Policial (Siap), de Telecomunicações (Stelecom), Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e Inteligência (SI), das Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros, além de Sesab, Embasa, Saltur, Semob, Coelba, Guarda Municipal e outras entidades públicas e privadas.

A Polícia Técnica também levou para a arena um posto para realização de exames de lesões corporais, constatação de drogas de abuso e identificação de pessoas. O CBM emprega viatura de combate a incêndio e de salvamento, além de realizar a pronta resposta em casos de necessidade.

A SSP ainda informou que foi implantado no local a tecnologia de Reconhecimento Facial, que auxilia na captura de foragidos, reconhecimento de placas veiculares e acompanhamento dos arredores do evento. O dispositivo está presente na Arena desde a quinta-feira (25), no show do Padre Frei Gilson.