POLÍTICA


Carlos Bolsonaro divulga doenças do pai após Moraes negar prisão domiciliar

Defesa afirma que quadro clínico impediria Bolsonaro de cumprir pena em regime fechado; STF autorizou apenas cirurgia

Foto: Alan Santos/PR

 

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) publicou nas redes sociais uma lista de problemas de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em meio à negativa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao pedido de prisão domiciliar. Segundo ele, as informações médicas foram encaminhadas à Justiça para reforçar o argumento de que o estado de saúde do pai inviabiliza o cumprimento da pena em regime fechado.

Na publicação, Carlos cita diagnósticos como refluxo gastroesofágico com esofagite, hipertensão, doença aterosclerótica do coração, estenose de carótidas, apneia do sono e carcinoma de células escamosas, classificado como câncer de pele. Ele também mencionou crises frequentes de soluços e vômitos, além de hérnias, que motivaram a internação e a cirurgia realizada no feriado de Natal, no Hospital DF Star, em Brasília.

A defesa de Bolsonaro sustenta que essas condições tornam incompatível o cumprimento da pena de 27 anos e três meses de prisão, imposta por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. O pedido de prisão domiciliar foi apresentado na semana passada, mas Moraes autorizou apenas a realização do procedimento cirúrgico para correção de uma hérnia inguinal bilateral.

De acordo com boletim médico divulgado nesta sexta-feira (26), Bolsonaro segue internado em recuperação, realizando fisioterapia, usando medicação para prevenção de trombose e controle da dor, além de ajustes no tratamento para refluxo e soluços. Não há previsão de novos procedimentos imediatos, e a equipe médica deve reavaliar o quadro nos próximos dias.