MUNDO


Putin admite que pode negociar territórios na Ucrânia, diz jornal

Presidente afirmou a empresários que aceita trocas territoriais em um acordo de paz, desde que a região de Donbas fique integralmente sob domínio da Rússia

Foto: Alexander Kazakov/TASS

 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria dito para alguns dos principais empresários russo que estaria aberto para trocar parte do território controlado pelas forças russas na Ucrânia, mas que desejava a totalidade de Donbas. As informações são do jornal Kommersant.

Andrei Kolesnikov, correspondente do jornal russo Kommersant no Kremlin, afirmou que Putin apresentou os detalhes do plano a empresários de alto escalão durante uma reunião no Kremlin na noite de 24 de dezembro.

Segundo o veículo, Putin declarou que a Rússia continua disposta a manter as concessões feitas em Anchorage, reforçando a posição de que “Donbas é nosso”

Segundo estimativas, a Rússia controla toda a Crimeia, anexada em 2014, aproximadamente 90% de Donbas, cerca de 75% das regiões de Zaporizhzhia e Kherson, além de áreas menores nas regiões de Kharkiv, Sumy, Mykolaiv e Dnipropetrovsk.

Em declaração feita em 19 de dezembro, Putin afirmou que um eventual acordo de paz deveria se apoiar nas condições por ele estabelecidas para 2024, que incluem a retirada total das forças ucranianas de Donbas, Zaporizhzhia e Kherson, além da renúncia formal de Kiev à intenção de ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).