BAHIA


Otto Filho toma posse como conselheiro do TCE-BA: ‘Trabalhar para fazer o que é justo’

Cerimônia ocorreu nesta terça-feira (23), no Gabinete da Presidência do órgão, em Salvador

 

Foto: Divulgação/Assessoria

 

O conselheiro Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho, conhecido como Otto Filho, tomou posse como novo integrante do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) nesta terça-feira (23), em solenidade realizada no Gabinete da Presidência. Ao assumir o cargo, ele afirmou que chega à Corte de Contas com disposição para aprender, trabalhar e contribuir com o fortalecimento da instituição.

Logo após a assinatura do termo de posse, o conselheiro Marcus Presidio saudou o novo integrante do Tribunal e afirmou que ele será bem recebido por todos os membros e pelo corpo técnico da instituição. O presidente destacou ainda que conselheiros, técnicos e o Ministério Público de Contas estarão à disposição para auxiliá-lo no exercício da função, ressaltando os desafios do cargo.

“Seja muito bem-vindo. Tenho certeza que você vem a contribuir com o nosso Tribunal. Uma pessoa jovem, aguerrida, séria, determinado. Então, é motivo de muito orgulho recebê-lo. Tenha certeza disso. E aqui, às vezes, existem divergências, mas somos todos unidos em prol da Bahia. E o Tribunal tem avançado muito em enxergar o gestor, enxergar os seus funcionários. É muito mais além da aproximação com os gestores e a sociedade baiana”.

Em breve pronunciamento, Otto Filho agradeceu o apoio recebido ao longo de sua trajetória e afirmou que chega ao TCE para manter a postura que adotou durante toda a sua vida profissional. “Trabalhar com afinco, com integridade, com compromisso, com humildade, mas também com muita coragem para fazer o que é certo e justo”. Segundo ele, a intenção é contribuir de forma efetiva para promover mudanças importantes para o estado e garantir a correta aplicação dos recursos públicos.

O senador Otto Alencar também discursou durante a solenidade e destacou a responsabilidade inerente ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Ele afirmou que o filho assume a função com o compromisso de observar a legislação e exercer o discernimento necessário no julgamento das contas públicas. O senador agradeceu ainda a receptividade do presidente Marcus Presidio e dos demais conselheiros, ressaltando que, embora sigam caminhos institucionais diferentes, ambos mantêm o objetivo comum de contribuir para o desenvolvimento da Bahia e do país.

Presenças
A cerimônia de posse foi restrita a convidados e conduzida pelo presidente do TCE-BA, conselheiro Marcus Presidio. Estiveram presentes a esposa do novo conselheiro, Renata Alencar, o pai, senador Otto Alencar, e a irmã, Isadora. Durante o ato, a esposa de Otto Filho colocou na lapela o broche com as iniciais do Tribunal, símbolo usado por todos os conselheiros. O presidente também entregou ao empossado uma cópia do Regimento Interno do TCE e outros documentos necessários ao exercício da função. Já o conselheiro Inaldo Araújo repassou a Otto Filho um exemplar do Manual de Auditoria.

Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), conselheiro Francisco Andrade Netto, o vice-presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, além dos conselheiros do TCE Gildásio Penedo Filho, presidente eleito, Carolina Matos, corregedora eleita, Inaldo da Paixão Santos Araújo, que também preside o Instituto Rui Barbosa, e a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Camila Luz.