SALVADOR


Prefeitura detalha operação e esquema de serviços para o Festival Virada Salvador 2026

Operação integrada envolve segurança, mobilidade, saúde e ordenamento para eventos entre 25 e 31 de dezembro, na Boca do Rio

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador apresentou, na tarde desta terça-feira (23), o plano de serviços e a estrutura montada para o Festival Virada Salvador 2026, que acontece entre os dias 27 e 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A coletiva também trouxe detalhes sobre os shows de Frei Gilson, no dia 25, e de Roberto Carlos, no dia 26, que antecedem oficialmente a virada do ano.

Ao lado de secretários e dirigentes municipais, o prefeito Bruno Reis explicou como será a atuação conjunta de diferentes áreas da gestão durante os eventos, com foco em segurança, mobilidade urbana, atendimento de saúde, ordenamento público e acolhimento ao público.

A programação começa no dia 25 com o Natal do Salvador. A abertura será às 16h, com apresentação do Padre Jaciel Bezerra, seguida da celebração da Santa Missa presidida por Dom Gilvan Pereira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. À noite, às 19h, Frei Gilson sobe ao palco. No dia seguinte, 26 de dezembro, a arena abre às 19h para o show de Roberto Carlos, marcado para começar às 21h.

O Festival Virada Salvador tem início no dia 27 e segue até o dia 31, reunindo mais de 60 atrações em cinco dias de programação, com mais de 100 horas de música. Os shows acontecem em dois palcos e a arena contará com vila gastronômica, feira criativa, roda-gigante, arena de games, áreas de lazer e uma estrutura completa de serviços públicos.

“Nenhum lugar do país tem um Réveillon como o nosso. É difícil superar em estrutura e organização. Não tenho dúvidas de que, nesses sete dias, a cidade mais falada em todo o mundo será Salvador”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

A expectativa da gestão municipal é de crescimento no turismo. Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, a previsão é de cerca de 291 mil visitantes, 10% a mais que no ano passado, com taxa de ocupação hoteleira em torno de 80% e movimentação econômica estimada em R$ 591 milhões.

Entre as novidades anunciadas está um conjunto de ações voltadas aos ambulantes credenciados. Durante os dias de evento, eles receberão um cartão com duas passagens de ônibus por dia para deslocamento até a arena. Também será instalado um Restaurante Popular, que oferecerá almoço gratuito entre os dias 26 e 31 para ambulantes e um ajudante cadastrado. Filhos de trabalhadores contarão com acolhimento 24 horas por meio do programa Salvador Acolhe.

Na mobilidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade preparou linhas especiais saindo dos terminais Acesso Norte, Pirajá e Pituaçu, além da ampliação do horário de linhas regulares. O trânsito no entorno da arena terá fiscalização reforçada, pontos fixos de controle, vagas específicas para pessoas com deficiência e áreas destinadas a veículos por aplicativo.

A segurança contará com atuação integrada da Guarda Civil Municipal e de diversos órgãos, com monitoramento por câmeras, uso de drones e ações preventivas, como identificação de crianças e acolhimento a mulheres. O esquema inclui ainda reforço na iluminação pública e equipes de plantão para manutenção elétrica.

O atendimento de saúde funcionará 24 horas, com módulo instalado na arena, leitos de observação, equipe multidisciplinar e ambulâncias para casos de maior gravidade. A operação inclui ainda ações de vigilância sanitária, controle de zoonoses e monitoramento da qualidade da água.

Limpeza urbana, fiscalização de atividades comerciais, controle sonoro, ações sociais, atendimento a pessoas com deficiência e canais de ouvidoria também fazem parte do planejamento. O evento contará ainda com Wi-Fi gratuito e ampla cobertura institucional e jornalística, com transmissões ao vivo e produção de conteúdo em tempo real.

Queima de fogos – Ao todo, Salvador terá queima de fogos em 22 pontos durante o Festival Virada Salvador 2026. Entre os locais estão Farol da Barra, Rio Vermelho, Amaralina, Jardim de Alah, Boca do Rio (2 pontos), Patamares, Itapuã, Boa Viagem, Ribeira, Santo Antônio Além do Carmo, Cajazeiras X, Periperi, São Tomé de Paripe, Pernambués, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Itamoabo (Ilha de Maré), Santana (Ilha de Maré), Praia Grande (Ilha de Maré), Bananeiras (Ilha de Maré), Botelho (Ilha de Maré) e Paramana (Ilha dos Frades).