BRASIL


Lei Rouanet libera R$ 5,1 milhões para desfile que homenageia Lula; escola rejeita

Ao negar os recursos, Acadêmicos de Niterói alegou prazo insuficiente para buscar patrocinadores

Foto: Reprodução/Instagram

 

O Ministério da Cultura autorizou, no último dia 15 de dezembro, a escola de samba Acadêmicos de Niterói a captar R$ 5,1 milhões por meio da Lei Rouanet para o desfile no Grupo Especial do Carnaval do Rio. Apesar do aval, a agremiação rejeitou os recursos e alegou que não há prazo insuficiente para buscar patrocinadores. As informações são do jornal O Globo.

Estreante na elite do carnaval carioca em 2026, a escola levará para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pelas regras da Lei Rouanet, após a autorização do Ministério da Cultura, cabe ao proponente viabilizar os recursos junto a apoiadores e doadores. Como o desfile da Acadêmicos de Niterói está marcado para o dia 15 de fevereiro, a escola teria cerca de dois meses para captar os valores. A busca por apoio via Rouanet é uma prática recorrente entre as agremiações carnavalescas.

Homenagem a Lula

A Acadêmicos de Niterói será a primeira escola a desfilar na Sapucaí no Carnaval de 2026. O samba-enredo, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, vai retratar diferentes momentos da trajetória do presidente.

O desfile abordará desde a infância de Lula no agreste pernambucano até episódios marcantes de sua vida, como a perda da mãe, Dona Lindu, a atuação durante a ditadura militar, o envolvimento com o movimento sindical e sua trajetória política como deputado e presidente da República.

Até o momento, a presença de Lula no desfile não foi confirmada.