SALVADOR


Codecon realiza fiscalização em shopping de Salvador durante Operação Natal

Ação busca garantir direitos do consumidor no período de maior fluxo de compras

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS

 

Com o aumento do movimento no comércio por conta das compras de fim de ano, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou, nesta sexta-feira (19), a Operação Natal no Shopping da Bahia. A iniciativa reforçou a fiscalização em um dos principais centros comerciais de Salvador, com foco na garantia dos direitos dos consumidores e na segurança das relações de consumo.

Durante a operação, as equipes da Codecon verificaram práticas comerciais, validade de produtos, exposição correta de preços, formas de pagamento, emissão de nota fiscal, políticas de troca e o cumprimento das regras de atendimento ao consumidor. Também foi observada a presença de informações obrigatórias nos rótulos e a disponibilização visível do Código de Defesa do Consumidor.

A ação teve boa receptividade entre os lojistas. Thalita Oliveira, que atua no ramo há seis anos, destacou o caráter orientativo da fiscalização. “É muito importante porque a gente até presta atenção em algumas coisas, mas às vezes deixamos algo passar. As equipes vêm e orientam a gente. É uma ajuda”, afirmou.

Os consumidores também avaliaram positivamente a presença do órgão no local. A aposentada Amélia Costa, de 72 anos, ressaltou a importância da fiscalização. “É uma questão, primeiro, de proteção ao consumidor e, segundo, é uma questão de bom senso”, disse.

Segundo o diretor-geral da Codecon, Marcelo Carvalho, a fiscalização preventiva é essencial para coibir abusos e evitar prejuízos à população. Até o momento, 85 estabelecimentos foram vistoriados, com o registro de três notificações. As empresas têm prazo de até 20 dias para regularizar as pendências, sob pena de multa, que pode variar de R$ 900 a R$ 9 milhões, conforme a gravidade da infração.