ELEIÇÕES


Lula sinaliza Haddad como possível nome para 2026 e antecipa mudanças no ministério

Presidente diz que gostaria de ver o ministro da Fazenda como candidato e afirma que início de 2026 será decisivo para definir quem deixa o governo para disputar eleições

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que gostaria de ter o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como candidato nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto, em um sinal político que reforça a centralidade de Haddad no projeto do governo e nas articulações para o próximo ciclo eleitoral.

“Haddad tem maturidade e biografia para decidir o que quer fazer. Se você me perguntar se eu gostaria que ele fosse candidato, eu gostaria. O que eu não sei, preciso perguntar a ele. É impossível imaginar uma pessoa da envergadura de Haddad deixar o Ministério da Fazenda e voltar para casa”, disse o presidente, em tom elogioso, ao comentar o futuro do auxiliar mais próximo na condução da política econômica.

Lula também adiantou que o início de 2026 será marcado por conversas internas para definir o destino de ministros interessados em disputar cargos eletivos. Segundo ele, a expectativa é de uma saída significativa de integrantes da Esplanada. “Eu sei que tem uma enxurrada de ministros que vai sair, eu acho que pelo menos 18 devem sair. Eu acho que devem sair, não vou impedir ninguém de sair, vou apenas torcer”, afirmou.