MADRE DE DEUS


Após operação, Prefeitura de Madre de Deus exonera dois secretários investigados

Alvos da Operação Xeque-Mate, titulares da Mobilidade e da Cultura deixaram os cargos após apuração de fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e desvio de mais de R$ 4,5 milhões

Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Madre de Deus, munícipio da Região Metropolitana de Salvador (RMS), exonerou na última terça-feira (16) os secretários de Mobilidade e Segurança Cidadã (Sesc), Sandro dos Santos Matos, e de Cultura e Turismo (Secult), Victor Alerrandro Lino de Souza Dias.

Os dois foram alvos da Operação Xeque-Mate, realizada na última sexta-feira (12) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), onde foram apurados fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e corrupção.

Segundo o Diário Oficial do Município, os próprios secretários pediram a exoneração do cargo.

De acordo com o MP, os valores desviados pelos servidores municipais podem somar mais de R$ 4,5 milhões. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim, Salvador e Lauro de Freitas.

As investigações revelaram um esquema que simulava competitividade em credenciamentos e pregões eletrônicos, beneficiando empresas vinculadas a agentes políticos e seus familiares, incluindo a tentativa de dissimular a condução da movimentação logística e financeira do esquema.