BAHIA


Advogado baiano é reconhecido como diplomata do BRICS+ por instituição francesa

Anúncio aproxima jurista dos debates mais estratégicos da atual reorganização global

Foto: Arquivo Pessoal

 

O advogado baiano Jeffiton Ramos foi reconhecido diplomata do bloco BRICS+ pelo think tank franco-brasileiro CAESE|CEAEDD. O anúncio, feito em Paris esta semana, aproxima o jurista dos debates mais estratégicos da atual reorganização global.

Jeffiton tem mais de 30 anos de atuação entre o direito, finanças e mercado global de commodities, com trabalhos exercidos na Europa, África e Oriente Médio.

“O bloco dos BRICS+ não é mais um grupo de países emergentes”, disse o advogado baiano em entrevista publicada pela Revue Française du CEAEDD. Ainda segundo Jeffiton, o bloco se tornou um espaço privilegiado de produção de alternativas econômicas e tecnológicas ao sistema internacional tradicional.

A expansão do bloco, projetada especialmente para o período de 2025 a 2030, reflete a tendência de busca por menor dependência geopolítica e maior autonomia regulatória, pontua Jeffiton.

Os BRICS+ incluem Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Irã, Indonésia e Arábia Saudita.