POLÍTICA


Lula ‘se conforma’ com PL da Dosimetria, mas prepara vetos em trechos que beneficiem Bolsonaro

Senado deverá aprovar texto, apontaram aliados do presidente da República

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Lula (PT) já está conformado com a futura aprovação do PL da Dosimetria no Senado. A matéria foi aprovada na Câmara na terça-feira (9) e será analisada em breve pelo Senado.

Segundo informações do Portal UOL, aliados do presidente da República no Senado já indicaram que dificilmente a proposta não será aprovada. Foram eles os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM), que conversaram com Lula na quarta-feira (10).

Antes de qualquer posicionamento, o presidente aguarda a decisão do Senado sobre a condução do projeto. Lula acredita que, caso passe pela casa legislativa, a proposta possa ser derrubada no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o presidente já prepara vetos em trechos que possam beneficiar seu antecessor no cargo, Jair Bolsonaro (PL).

O Senado se indispôs com Lula após o presidente indicar Jorge Messias ao STF. O presidente da casa legislativa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tentou emplacar o colega Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Supremo. Nas últimas semanas, o Congresso tem tentado aprovar propostas contrárias aos interesses do Planalto e do STF, a exemplo da PEC do Marco Temporal e do PL da Dosimetria.