POLÍTICA


Alba decreta luto de três dias após morte de Luiz de Deus

Luiz de Deus foi deputado estadual por quatro mandatos, entre 1995 e 2011

Foto: Reprodução/Instagram

 

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), decretou luto oficial de três dias na Casa em razão do falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, ocorrido na noite de sexta-feira (23), aos 86 anos.

“A ALBA está em luto por três dias em memória de Luiz de Deus, que nos deixa depois de uma vida praticamente só dedicada à causa pública, representando com desvelo Paulo Afonso e toda àquela região”, declarou Ivana Bastos, que também prestou solidariedade à família, amigos e conterrâneos do ex-parlamentar.

O velório de Luiz de Deus teve início na madrugada deste sábado (24), no Ginásio Luís Eduardo Magalhães, em Paulo Afonso. O sepultamento foi realizado às 16h no cemitério Padre Lourenço Tori, também no município.

Trajetória pública

Médico e pecuarista, Luiz de Deus teve uma longa e expressiva carreira política na Bahia, marcada por mais de quatro décadas de atuação pública. Ele foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos (1995 a 2011); deputado federal entre 2013 e 2014; prefeito de Paulo Afonso em três períodos distintos: 1989–1992, 2017–2020 e 2021–2024 (renunciando ao último mandato em agosto de 2024 por questões de saúde).

Na Assembleia Legislativa da Bahia, ocupou cargos como: 2° secretário da Mesa Diretora; presidente das Comissões de Saúde e Saneamento, Especial do Rio São Francisco e Constituição e Justiça; vice-presidente das comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; e relator da CPI da Exterminação dos Índios Pataxós no sul da Bahia. Além disso, foi membro de conselhos como o Estadual de Saúde e o Previdenciário do Estado.