POLÍTICA


Lula avalia vetar PL que reduz penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro

Presidente sinaliza a ministros que adotará posição contrária à Câmara

Foto: Divulgação/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda vetar o PL da Dosimetria, aprovado na madrugada desta quarta-feira (10) na Câmara dos Deputados. A proposta prevê a diminuição das penas dos condenados nos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são da jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil.

Mesmo evitando se manifestar sobre o resultado da votação, o petista tem dito a ministros do governo que irá no sentido oposto à Câmara quando o projeto chegar em suas mãos.

Aliados de Lula acreditam que ele deve “marcar posição política” sobre o assunto, mesmo com o risco do veto ser derrubado pelo Congresso Nacional.

Antes de qualquer posicionamento, o presidente aguarda a decisão do Senado sobre a condução do projeto. Lula acredita que, caso passe pela Casa, a proposta seja derrubada no Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto passará por análise do Senado e, caso aprovado, segue para sanção ou veto do presidente Lula. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), trabalha para que o projeto seja apreciado diretamente pelo plenário.