ECONOMIA


Produção e vendas de veículos recuam em novembro, aponta Anfavea

Setor automotivo registra queda mensal em todos os indicadores; projeção anual da entidade deve ficar abaixo do previsto

Foto: Assessoria/BYD

 

A indústria automotiva brasileira registrou retração na produção e nas vendas de veículos em novembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No mês, foram produzidas 219,1 mil unidades, queda de 11,6% em relação a outubro e de 8,2% na comparação com novembro de 2024.

As vendas também recuaram: 238,6 mil veículos foram emplacados em novembro, redução de 8,5% em relação ao mês anterior e de 5,9% na comparação anual. As exportações somaram 35,7 mil unidades, uma queda de 12% frente a outubro.

No acumulado de janeiro a novembro, a produção alcançou 2,4 milhões de veículos, alta de 4,1% ante o mesmo período de 2024. O desempenho positivo foi puxado pelos automóveis, que somaram 1,8 milhão de unidades fabricadas, avanço de 5,2%.

O presidente da Anfavea, Igor Calvet, afirmou que a projeção inicial de crescimento de 7,8% na produção em 2025 não deve se confirmar. Segundo ele, fatores como a alta da taxa Selic, que passou de 11% em novembro de 2024 para 15% neste ano, têm impactado diretamente o mercado e o ritmo de recuperação do setor.