SAÚDE


Caminhada Maio Bordô em Salvador alerta para os diversos tipos de dores de cabeça

Enxaqueca é uma doença do sistema nervoso central que acomete cerca de 30 milhões de brasileiros

Foto: Assessoria

 

No domingo (25), a partir das 8h, será realizada a Caminhada Maio Bordô, saindo da Avenida Centenário em direção ao Cristo, na Avenida Oceânica, na Barra. Anualmente, em todo o país, o Maio Bordô #3 É DEMAIS alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento correto dos diversos tipos de cefaleia.

A neurologista Elza Magalhães, uma das organizadoras da caminhada na Bahia, explica o slogan #3 É DEMAIS do Maio Bordô. “É um alerta às pessoas. Significa que mesmo que você tenha algumas justificativas para as suas dores, se você tem 3 ou mais dores de cabeça por mês, há mais de 3 meses, procure um médico neurologista. Você precisa de tratamento,” destaca.

Enxaqueca

A enxaqueca é uma doença do sistema nervoso central que acomete cerca de 30 milhões de brasileiros. Ela é mais frequentemente em mulheres, é uma dor de moderada a forte intensidade, de um lado da cabeça, associada a náuseas e/ou vômitos, e/ou fotofobia e fonofobia. Em alguns casos menos frequentes a dor pode ser precedida de aura, que na sua maioria das vezes são sintomas visuais como, por exemplo, pontos brilhantes.

“Esta caminhada é um forma de chamar a atenção dos portadores de todos os tipos de cefaleias. Pretendemos além de levar informações, mudar a percepção pública sobre essas doenças. Fazer com que o paciente saia da acomodação e tome uma atitude para melhorar a sua qualidade de vida” concluiu a neurologista.