SALVADOR


Prefeitura entrega nova orla de Pituaçu com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis

Equipamento tem mais de 3 km requalificados e investimento superior a R$ 135 milhões

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador entregou, neste sábado (6), a nova orla de Pituaçu, após um conjunto de intervenções em um trecho de mais de três quilômetros entre a Ponte Rio das Pedras e a 3ª Ponte. A obra inclui recuperação de passeios, estacionamentos públicos, ciclovia, pavimentação, paisagismo e novas estruturas voltadas ao esporte e ao lazer. O investimento total foi de R$ 135,4 milhões.

O espaço agora conta com quatro campos de futebol, dois de grama sintética, um de terra e um de areia, além de 20 quadras esportivas (poliesportivas, beach tênis, tênis e futmesa), três academias ao ar livre e três quilômetros de ciclovia. Também foram instalados 25 quiosques destinados a restaurantes, comércio de água de coco e acarajé.

O prefeito Bruno Reis afirmou que essa é a maior obra executada pela gestão com recursos próprios e destacou que o município alcançou capacidade de investimento que permite ampliar obras sem comprometer outras áreas essenciais. Segundo ele, até 2028, 100% da orla de Salvador deverá estar requalificada.

O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e administrado pela concessionária Orla Brasil, também inclui quatro parques infantis, paraciclos e a reorganização das áreas de uso público. A presidente da FMLF, Tânia Scofield, explicou que a mudança da via de tráfego para a área interna permitiu ampliar o calçadão e reorganizar o espaço para atividades esportivas e de convivência.

A inauguração marcou ainda a abertura do palco Nelson Rufino, que recebeu apresentação do sambista homenageado e da banda Batifun. O equipamento terá programação diária a partir de 22 de dezembro, com apresentações de samba no fim da tarde.

O percurso de inauguração incluiu visita a iniciativas como o projeto Orla em Movimento, o protótipo da estátua de Yemanjá, o programa Lixo Zero e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de recicláveis. A cerimônia contou também com uma lavagem simbólica da passarela realizada por integrantes da Abam.