MUNDO


Justiça argentina autoriza extradição de cinco brasileiros condenados pelos atos de 8/1

Decisão atende a um pedido feito pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A Justiça da Argentina autorizou, nessa quarta-feira (3), a extradição de cinco brasileiros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A medida atende ao pedido do Ministério da Justiça, encaminhado após solicitação do ministro Alexandre de Moraes, relator das ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Os réus tiveram penas fixadas entre 13 e 17 anos de prisão.

Os extraditandos, identificados como Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza, estão detidos na Argentina desde o fim do ano passado, quando o governo brasileiro formalizou o pedido para que cumpram pena no Brasil.

Na audiência, os cinco foram levados algemados ao tribunal federal responsável pelo caso, como mostraram veículos da imprensa argentina.

Ao entrar no país vizinho, todos solicitaram refúgio político à Comissão Nacional para os Refugiados, mas o pedido ainda não teve resposta. Mesmo com a decisão judicial favorável ao Brasil, a extradição só será efetivada após os trâmites finais do governo de Javier Milei, responsável por autorizar a entrega.