BAHIA


MP-BA realiza eleição que definirá lista tríplice para escolha do novo procurador-geral

Votação vai definir os nomes que serão enviados ao governador para o comando do órgão no biênio 2026-2028

Foto: Reprodução/MP-BA

 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realiza, nesta quinta-feira (4), a eleição interna que definirá a lista tríplice a ser enviada ao governador, responsável por escolher quem comandará a Procuradoria-Geral de Justiça no biênio 2026-2028.

O atual procurador-geral, Pedro Maia, busca permanecer no cargo por mais um mandato. À frente da instituição desde 2024, ele aposta na continuidade da gestão iniciada há dois anos para seguir no posto.

Também disputam a indicação dois integrantes da alta administração do órgão: o promotor André Luís Lavigne Mota, secretário-geral do MP-BA, e o promotor Luís Alberto Vasconcelos Pereira, secretário-geral adjunto. Luís Alberto já atuou como delegado na Polícia Civil de Sergipe e também foi defensor público da União antes de ingressar no Ministério Público baiano.

Após a votação, os três nomes mais votados serão oficializados e enviados ao governador da Bahia, que tem autonomia legal para escolher qualquer um deles para assumir a chefia do MP-BA pelos próximos dois anos.