BRASIL


Governo divulga lista de marcas de ‘café fake’ consideradas impróprias para o consumo

Produtos se tratam de um "pó para preparo de bebida sabor café"

Foto: Reprodução

 

O Ministério da Agricultura divulgou nesta sexta-feira (25) três marcas de “pó para preparo de bebida sabor café”, que foram consideradas impróprias para o consumo humano. Segundo o governo, são elas: Melissa, Pingo Preto e Oficial.

Apesar de não se tratar de café tradicional, os produtos podem confundir os consumidores porque suas embalagens imitam marcas conhecidas. Segundo a pasta, a informação de que se trata de um “pó para preparo de bebida sabor café” aparece em letras pequenas, geralmente na parte inferior da embalagem. Além disso, o preço mais baixo também pode induzir ao erro.

Os produtos foram apreendidos em fevereiro, quando foram identificaram que os ingredientes encontrados nas análises impediam que eles fossem classificados como alimentos.

Nas análises, foram constatados a presença de matérias estranhas, entre elas pedras, areia e semente de plantas invasoras; e impurezas, como galhos, folhas e cascas.

Além disso, os três lotes apresentaram teores de micotoxinas acima do limite legal, o que agrava ainda mais o risco à saúde.

O Ministério da Agricultura recomenda que, caso esses produtos ainda estejam sendo vendidos, a população deve registrar uma denúncia informando o nome e o endereço do estabelecimento por meio do canal oficial Fala.BR.