SALVADOR


Projeto forma mulheres em vulnerabilidade e amplia acesso à tecnologia na capital

Intitulada O Tech Delas, a iniciativa teve início em agosto e foi finalizada na tarde desta quarta-feira (3)

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/Prefeitura de Salvador

 

Participantes de um projeto voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Salvador concluíram o ciclo formativo iniciado em agosto e receberam seus certificados. Intitulada O Tech Delas, a iniciativa foi finalizada na tarde desta quarta-feira (3), na Faculdade Anhanguera (Polo Iguatemi), onde ocorreram as aulas presenciais.

Ao longo da cerimônia, as alunas não esconderam o entusiasmo e a satisfação com o aprendizado acumulado, destacando transformações pessoais, profissionais e o impacto direto da formação em suas trajetórias.

A trancista Lucilane Conceição Lima, de 39 anos, moradora do bairro de Periperi, afirmou que a experiência ampliou suas possibilidades no empreendedorismo.

“Através do curso, eu pude aprender bastante. Uma das aulas de que eu mais gostei foi a de IA. Com esse ensinamento, eu consegui criar o rótulo de uma hidratação que desenvolvi. Devido aos percalços da vida, eu não tinha como contratar um profissional para criar esse material e traduzir o que eu queria. A professora me ensinou a usar a IA, eu criei o prompt de acordo com o que desejava que o rótulo tivesse, a minha marca, todas as especificações da hidratação, o que ela contém e como usar o produto. Isso, para mim, foi muito importante, foi um legado que tirei do curso”, contou.

Ela relatou ainda que abriu seu MEI recentemente e passou a enxergar novas possibilidades profissionais. “Hoje eu posso criar minhas coisas, chego nos lugares e consigo vender meu trabalho como trancista, área em que atuo há 21 anos”, completou.

Para Jaciara Nery, de 59 anos, moradora de Cajazeiras, o Tech Delas representou o primeiro contato direto com ferramentas tecnológicas. “Eu fiquei sabendo do projeto pelo Instagram. Fiz a inscrição e fui selecionada. Aprendi muito. Eu não sabia nada de tecnologia, de planilhas… Eu vendo joias, e o projeto me ajudou bastante a desenvolver melhor as técnicas de venda. Passei a ter contato com a tecnologia por meio das aulas; antes, meu único contato era o WhatsApp. Hoje eu já domino o ChatGPT e outras IAs. Aprendi tudo isso no curso. Espero que o projeto abra portas para mais mulheres participarem”, relatou.

Mercado de trabalho

A educadora social Fernanda Mendes avaliou que o Tech Delas cumpriu o objetivo de apoiar o retorno das participantes ao mercado de trabalho. “O projeto Tech Delas tem o objetivo de trazer a empregabilidade de volta à rotina dessas mulheres. Muitas estavam fora do mercado de trabalho por questões familiares ou outras situações. Aqui, elas puderam visualizar e praticar novas ferramentas nos laboratórios, participar de aulas expositivas, trazer suas experiências e entender que tudo isso faz parte do processo”, afirmou.

Ao todo, o projeto O Tech Delas capacitou gratuitamente 20 mulheres entre 18 e 40 anos, entre agosto e dezembro, com foco em tecnologia, inovação, empregabilidade e inclusão digital. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e a ONG Fa.vela, com apoio da Faculdade Anhanguera e do governo britânico, via UK Brazil Tech Hub.