JUSTIÇA


Ramagem e Anderson Torres são demitidos da PF após condenação por trama golpista

Portarias serão publicadas nesta quinta-feira (4) e cumprem decisão do STF

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil e Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou nesta quarta-feira (3) as portarias que oficializam a demissão de Alexandre Ramagem e Anderson Torres dos cargos de delegados da Polícia Federal. Os dois foram condenados por participação no núcleo central da trama golpista que buscou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

A condenação foi definida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro. No dia 25 de novembro, o ministro Alexandre de Moraes declarou o fim da fase recursal e determinou a execução das penas.

O Ministério da Justiça informou que as portarias devem ser publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (4). Em nota, a pasta ressaltou: “Cumprindo decisão do Supremo Tribunal Federal sobre as perdas de cargo de Alexandre Ramagem Rodrigues e Anderson Gustavo Torres, o Ministério da Justiça e Segurança Pública editou, nesta quarta-feira (3), as portarias”.

Além da perda dos cargos públicos, a decisão do STF também determinou a cassação do mandato do deputado federal Alexandre Ramagem (PL). Em novembro de 2025, a Corte ordenou o início do cumprimento da pena.