POLÍTICA


Jerônimo Rodrigues oficializa indicação de Otto Alencar Filho para o TCE-BA

Nome do deputado federal segue para análise da Alba após vacância aberta com a aposentadoria de Antonio Honorato

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

 

O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou, na terça-feira (2), à presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A escolha ocorre após a aposentadoria do conselheiro Antonio Honorato de Castro Neto, no fim de julho.

No documento enviado ao Parlamento, o governador destacou que a prerrogativa de indicar nomes para o TCE é assegurada pela legislação estadual. Ele ressaltou ainda a trajetória de Otto Alencar Filho na administração pública, tanto no Executivo quanto no Legislativo, experiência que, segundo afirmou, contribuiu “para despertar seu interesse e preocupação pelas causas públicas e questões sociais”.

Jerônimo acrescentou que o deputado reúne os requisitos necessários para ocupar o posto. “O deputado federal ora indicado possui conhecimento na área de administração pública, estando, consequentemente, e nos termos da norma estabelecida no §1º do art. 94 da Constituição do Estado, credenciado a desempenhar a nobre função de conselheiro do egrégio Tribunal de Contas do Estado da Bahia”.

A mensagem enviada à ALBA inclui também um resumo da biografia de Otto Alencar Filho, nascido em Salvador em 7 de julho de 1977. Filho do senador Otto Alencar e de Branca Paternostro, é casado com Renata Alencar e pai de Luiza e Diogo. Formado em Administração pela Unifacs (2001), tem especialização em Investimento, Gestão de Fundos e Gerenciamento de Risco pelo British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá.

Ele reúne ainda pós-graduações em Política e Estratégia pela Uneb (2004) e em Controladoria pela Unifacs (2007-2009), além de MBA em PPP e Concessões pela FESPSP e pela London School of Economics (LSE). O texto cita seu período como presidente da Desenbahia, entre 2015 e 2018, e sua atuação em conselhos como Compem, Fundese e ABDE.

Deputado federal mais votado da Bahia em 2022, com 200.909 votos, Otto Filho é vice-líder do governo no Congresso e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia. Na Câmara dos Deputados, já presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico. Paralelamente, atua há mais de 25 anos na iniciativa privada, nos setores de comércio, logística, construção, distribuição e serviços.