SALVADOR


Jerônimo nega que entrega do VLT seja ‘conversa eleitoral’ e diz que prazo foi cumprido

Trens do modal foram apresentados nesta quarta-feira (3), em evento do governo na Paralela

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

Jerônimo Rodrigues (PT) disse esperar que o ato de apresentação dos vagões do VLT não seja confundido com “ato eleitoral”. “Nós prestamos contas e tornamos translúcido esse investimento para que ninguém dissesse que chegou no pátio vazio sem apresentar a ninguém. Está aqui sendo demonstrado”, afirmou o governador da Bahia em evento na Paralela em que foram apresentados os primeiros vagões do modal, nesta quarta-feira (3).

A capital baiana contará com 40 trens no seu pleno funcionamento. As operações assistidas com passageiros iniciam no segundo semestre de 2026.

Os vagões saíram da fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia, São Paulo, no começo dessa semana, após passar por restabelecimento técnico-operacional, e é formado por sete módulos divididos em três seções.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema do VLT de Salvador terá 42 paradas e será dividido em três trechos: o primeiro liga a Calçada à Ilha de São João, o trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras e o trecho 3 liga Águas Claras ao bairro de Piatã.