SANTA CRUZ CABRÁLIA


Filhos de vereadora são presos em operação contra facção criminosa na Bahia

Três irmãos foram detidos por suspeita de envolvimento com homicídios e tráfico na região de Coroa Vermelha

Foto: Reprodução/redes sociais

 

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar prendeu, nesta semana, três filhos da vereadora Indiara Ferreira, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Os detidos, Tuinã Ferreira do Espírito Santo, Taunã Ferreira do Espírito Santo e Guilherme Morais Barboza, são investigados por envolvimento com homicídios e atividades ligadas ao tráfico de drogas na região de Coroa Vermelha.

As prisões ocorreram após a captura de João Gabriel Carneiro Dantas, no último domingo (30). Outro irmão, Kauã Passos Monteiro, conhecido como Buzu, também alvo da investigação, não foi localizado. Segundo a Polícia Civil, ele teria papel central na estrutura criminosa.

De acordo com as apurações, Tuinã, Taunã e Kauã seriam ligados ao Comando Vermelho e integrariam o grupo chamado “Meninos de Fernando”, apontado como uma subdivisão da facção que atua no tráfico local. O grupo seria comandado por um homem identificado apenas como Fernando, investigado por controlar pontos de venda de drogas na região do Campo, em Coroa Vermelha.

A polícia atribui aos irmãos a participação em uma série de homicídios motivados por disputa territorial. Um dos casos apurados é o ataque ocorrido durante uma festa na aldeia Rio Mar Pataxó, em Ponta Grande, que resultou na morte de Kleber Ferreira dos Santos. Tuinã e Kauã já respondem a processo no Tribunal de Justiça da Bahia por esse crime.

Os investigadores também avaliam que a morte de outro irmão, Tauã Passos Monteiro, assassinado em setembro de 2024, pode ter desencadeado um ciclo de retaliações violentas atribuídas aos suspeitos.

Apesar do envolvimento dos filhos, a vereadora Indiara Ferreira não possui registro criminal. Líder indígena e natural de Porto Seguro, ela está no terceiro mandato e foi reeleita em 2024. No biênio 2025–2026, deve assumir a vice-presidência da Câmara Municipal.