SALVADOR


Secretária da Saúde oferece psicoterapia bilíngue em libras para pessoas surdas

Iniciativa visa eliminar barreiras históricas no acesso à saúde mental e já beneficiou mais de mil pessoas

Foto: Divulgação/Ascom SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece o Serviço de Psicoterapia Bilíngue em Libras, voltado a pessoas surdas com suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais leves. De acordo com a gestão, a iniciativa é “uma política pública que elimina barreiras históricas”.

O serviço foi implantado no Multicentro de Saúde Liberdade e integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, oferecendo acompanhamento psicológico diretamente em Libras, sem necessidade de intérprete, garantindo comunicação plena e vínculo terapêutico real.

Segundo a gestão municipal, a ação já beneficiou mais de mil pessoas.

Atendimento

O atendimento no Serviço de Psicoterapia Bilíngue em Libras ocorre mediante triagem prévia, que deve ser solicitada na Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos), na Rua Alberto Fiúsa, 502 – Imbuí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou no Centro Docente-Assistencial de Fonoaudiologia (Av. Reitor Miguel Calmon – Canela), às quartas-feiras, pela manhã. Para a triagem, é necessária a apresentação de RG e Cartão SUS.

Após essa etapa, o usuário é encaminhado, com dia e horário marcados, para acompanhamento psicológico no Multicentro de Saúde Liberdade (Rua Lima e Silva, 240 – Liberdade).