BAHIA


Vinho de Morro do Chapéu é premiado em concurso com 18 países

Esta é a primeira vez que uma vinícola da Chapada Diamantina conquista uma medalha internacional

Foto: Divulgação/Reserva Reconvexo

 

O vinho Syrah Reserva Reconvexo, produzido em Morro do Chapéu, conquistou medalha de prata no 30º Catad’Or World Wine Awards, importante concurso internacional de vinhos da América Latina.

O concurso aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro, no Chile, mas o resultado foi divulgado apenas na semana passada. Esta é a primeira vez que uma vinícola de Morro do Chapéu, considerada a capital do vinho da Chapada Diamantina, conquista uma medalha internacional.

Em 2025, foram avaliadas mais de 1.350 amostras, de vinhos oriundos de 18 países de todo o mundo, por um júri internacional presidido por Alistair Cooper MW, influente Master of Wine do Reino Unido. Alistair Cooper também é escritor e educador com mais de 20 anos de experiência, além de ser consultor internacional e especialista na América do Sul, França e Austrália.

“Para nós, é uma tremenda honra e felicidade. O sinal de um trabalho bem-feito, com significado e propósito”, publicou no Instagram a Vinícola Reconvexo, que produz o vinho premiado na competição internacional. O rótulo recebeu nota 85, que se refere à medalha de prata.

O Catad’Or conta com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial de Grandes Concursos Internacionais de Vinhos e Licores (VINOFED). No total, o Brasil recebeu 33 medalhas na competição.

“Morro do Chapéu é a capital do vinho da Chapada Diamantina e tem um potencial enorme para a vitivinicultura. Nosso clima é muito bom, as vinícolas estão sendo reconhecidas e ganhando prêmios. O prêmio para o vinho Syrah Reserva Reconvexo é um sinal do avanço da qualidade da produção de vinhos em Morro”, disse a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT).

A premiação atual repete o reconhecimento de vinhos produzidos em Morro do Chapéu. O Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e o Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, receberam medalhas de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) 2025, a maior degustação às cegas do país. Ambos conquistaram nota 92, entre mais de mil rótulos inscritos.