SALVADOR


Prazo para vistoria anual dos táxis de Salvador termina dia 10 de dezembro

Para solicitar a inspeção, o autorizatário deve fazer a liberação no portal Salvador Digital e anexar a documentação necessária

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), reforçou que o prazo final para a vistoria anual obrigatória dos táxis se encerra no dia 10 de dezembro. As inspeções estão disponíveis desde 25 de agosto, período em que os permissionários já puderam iniciar o procedimento junto às Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs).

Esta é a primeira edição do processo com as vistorias descentralizadas. Antes concentradas no pátio da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), nos Barris, agora elas são realizadas em cinco ITLs credenciadas, distribuídas em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de dar mais agilidade e facilitar o acesso dos taxistas.

Para solicitar a inspeção, o autorizatário deve fazer a liberação no portal Salvador Digital e anexar a documentação necessária: CNH, certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV (quando houver) e licenciamento atualizado do veículo.

Com a liberação aprovada, o permissionário comparece à ITL escolhida para realizar a vistoria. O agendamento fica sob responsabilidade do autorizatário e o veículo pode ser apresentado por um procurador. Um dos critérios avaliados é a idade máxima permitida: o táxi deve ter até dez anos de fabricação no próximo ciclo anual. Caso seja necessária a troca do carro, ele deve ser substituído por outro que esteja dentro do limite previsto.

Os valores permanecem inalterados: R$ 117,79 para vistorias dentro do prazo e R$ 176,68 para procedimentos realizados após o vencimento. O laudo técnico é enviado digitalmente à Cotae e, em caso de reprovação, o veículos terá até 30 dias para se regularizar.