POLÍTICA


Messias se reúne com líder da oposição em encontro cordial antes da sabatina

Izalci avalia que tensão entre Congresso e Executivo pode pesar no resultado da votação

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

 

Indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias segue cumprindo a rodada de visitas a parlamentares antes da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Nesta segunda-feira (1º), ele se reuniu com o líder da oposição no Congresso, senador Izalci Lucas (PL-DF), que classificou o encontro como “cordial” e semelhante às demais conversas mantidas pelo indicado com bancadas e lideranças. “Ele está visitando todos os gabinetes. Falou da vida dele, da trajetória, coisas normais”, disse o senador.

Segundo Izalci, Messias reafirmou compromisso com a independência caso seja aprovado, discurso que, ressalta, “todos os indicados dizem”. Apesar da boa recepção, ele avalia que o clima político pode influenciar o resultado. “Depende muito da sabatina, do voto secreto. Essa indisposição que existe entre Congresso e Executivo pode atrapalhar bastante”, afirmou, citando movimentos do presidente da República que, na visão dele, tensionam a relação com o Legislativo.

A articulação da bancada evangélica, que promoveu encontros entre Messias e lideranças religiosas, não deve ser decisiva, segundo o senador. “Acho que não ajuda em nada. Cada senador tem sua opinião e vai manifestar isso no voto secreto”, disse Izalci.

Mesmo neste ambiente de atritos, Messias mantém o roteiro de visitas como estratégia para diminuir resistências antes da sabatina. O Planalto trabalha para evitar desgaste adicional, enquanto senadores da oposição indicam que o desfecho dependerá menos da agenda de reuniões e mais do humor político no dia da votação.