SAÚDE


Carretas do ‘Agora Tem Especialistas’ ampliam atendimento para as cidades de Abaré e Juazeiro

A iniciativa do programa do governo federal reforça a assistência em saúde da mulher na Bahia

Foto: Divulgação/Assessoria

 

O atendimento especializado em saúde segue avançando na Bahia com a chegada de duas carretas do programa Agora Tem Especialistas a novos municípios. A partir desta segunda-feira (1º), a cidade de Abaré passa a contar com a unidade móvel destinada a exames diagnósticos voltados à saúde da mulher. O equipamento veio de Paulo Afonso, onde, em apenas um mês, mais de 400 mulheres foram atendidas e 983 procedimentos realizados.

Em Juazeiro, no norte da Bahia, outra carreta dá continuidade ao cronograma iniciado em Senhor do Bonfim. Na cidade anterior, a unidade permaneceu por 30 dias e realizou 1.315 procedimentos em 624 pessoas.

Com foco no diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero, as carretas ofertam consultas, mamografias, biópsias e outros procedimentos para pacientes encaminhadas e agendadas pelos municípios. Totalmente equipadas com insumos, aparelhos de diagnóstico e equipe multiprofissional, as unidades estão instaladas na Avenida Ministro Oliveira Brito, em Abaré, e na Policlínica Regional de Saúde, em Juazeiro.

Mais de 26 mil procedimentos em um mês

Desde outubro, quando passaram a circular pelo Brasil, as carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já realizaram mais de 26 mil procedimentos. A iniciativa tem ampliado o acesso à assistência especializada, especialmente na área de saúde da mulher, permitindo que sete municípios zeren suas filas de exames como mamografia, ultrassonografia ginecológica e consultas oftalmológicas.

Em uma das localidades atendidas, onde funcionou a primeira unidade oftalmológica do programa, 720 pessoas voltaram a enxergar após cirurgias de catarata. No total, as unidades móveis atenderam 32 cidades do interior ou regiões periféricas com alta demanda reprimida.

Cidades de todas as regiões do país foram beneficiadas. Toda a fila por exames ginecológicos e mamografias foi zerada em Ceilândia (DF), Patos (PB), Arapongas (PR), Humaitá (AM), Japeri (RJ) e Garanhuns (PE). Em Ribeirão Preto (SP), onde funcionou a primeira carreta voltada ao atendimento oftalmológico, todos os pacientes que aguardavam cirurgia de catarata foram atendidos, das 1.085 cirurgias realizadas, 720 devolveram a visão a quem já não enxergava.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou o balanço desse primeiro ciclo durante visita à unidade instalada no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (28). No local, desde 24 de outubro, já foram realizados 1.043 procedimentos voltados à saúde da mulher, incluindo mamografias e exames ginecológicos.

Dos 26.040 procedimentos contabilizados, 60% têm relação com o diagnóstico precoce de câncer de mama e com avaliações ginecológicas. Além disso, 1.128 teleconsultas em saúde da mulher foram ofertadas, ampliando o acesso ao atendimento especializado e reduzindo distâncias entre pacientes e profissionais.

Expansão do programa

O Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS. O programa combina unidades móveis, mutirões, ampliação de horários de atendimento, parcerias com o setor privado e fortalecimento da oferta de especialistas.

Além de Abaré e Juazeiro, mais 12 cidades receberam carretas: Lábrea (AM), São Cristóvão (SE), Taiobeiras (MG), Paracambi (RJ), Queimados (RJ), Viçosa (MG), Santa Inês (MA), Três Lagoas (MS), Ivaiporã (PR), Teixeira de Freitas (BA), Patos (PB) e Macapá (AP). Ao todo, são 35 unidades em funcionamento em 22 estados brasileiros.