JUSTIÇA


Jurista defende unificar forças de segurança para combater avanço do crime organizado

Walfrido Warde sugere a criação de uma autoridade nacional antimáfia

Foto: Divulgação/Ascom PCBA

 

As operações policiais recentes contra estruturas do crime organizado no país levantaram o debate sobre o combate a organizações criminosas.

Estudioso do tema, o jurista Walfrido Warde defende que a integração entre as forças de segurança e a criação de uma autoridade nacional antimáfia são estratégias que devem ser adotadas no combate às máfias brasileiras.

“Se nós articularmos tudo, se fizermos um combate harmônico sob uma coordenação única, isso evitaria a descoordenação, a desarticulação e a politização do processo de combate às máfias do Brasil”, disse o jurista, em entrevista à Agência Brasil.

Na última semana, o jurista e o promotor de Justiça Lincoln Gakiya lançaram, em São Paulo, o livro “Segurança Pública: o Brasil Livre das Máfias”, que analisa o avanço do crime organizado mafioso nas estruturas sociais, políticas e econômicas do país.

Na obra, os dois explicam como as maiores organizações criminosas do país, o PCC e o Comando Vermelho, estão infiltradas nos setores políticos, nas atividades econômicas e no meio social. Com informações da Agência Brasil.