ESPORTE


Flamengo vence Palmeiras e se torna primeiro brasileiro tetra da Libertadores

Danilo marca, rubro-negro se vinga de 2021 e coroa geração multicampeã

Foto: Adriano Fontes/Flamengo

 

O Flamengo venceu o Palmeiras na final da Libertadores por 1 a 0 neste sábado (29), em Lima, no Peru, com gol de Danilo. Com o resultado, o rubro-negro carioca se tornou o primeiro brasileiro com quatro títulos na primeira competição de clubes da América do Sul.

Aos 21 minutos do segundo tempo, Arrascaeta cobrou escanteio pela esquerda, Danilo subiu sozinho e, de cabeça, mandou no canto direito de Carlos Miguel. Quatorze anos depois de fazer o gol do título do Santos contra o Peñarol, o lateral-direito voltou a balançar as redes em uma final de Libertadores.

A vitória teve gosto de revanche para os rubro-negros, que perderam a decisão de 2021 para o próprio Palmeiras, em Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, o título alviverde veio após um erro de Andreas Pereira, à época no time carioca, que o atacante Deyverson aproveitou. O volante desta vez esteve no lado palmeirense da final, com participação discreta.

O título coroa uma geração que levantou 16 taças desde 2019, sendo três Libertadores (2019, 2022 e 2025). Todas com as presenças do meia Giorgian de Arrascaeta – eleito o craque da edição deste ano – e do atacante Bruno Henrique. Ambos se tornaram os jogadores mais vezes campeões pelo clube.

Arrascaeta e Bruno Henrique podem colocar mais um troféu nessa estatística na quarta-feira (2). Se a equipe carioca vencer o Ceará no Maracanã, no Rio de Janeiro, conquista o Brasileirão com uma rodada de antecedência. Com informações da Agência Brasil.