BAHIA


Inmet prevê dezembro mais chuvoso na Bahia e calor acima da média no Nordeste

Segundo a previsão, o estado baiano deve registrar precipitações superiores ao padrão histórico

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/Prefeitura de Salvador

 

A Bahia deve fechar 2025 com um dezembro mais úmido do que o habitual, de acordo com projeções atualizadas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgadas nesta quinta-feira (27). O estado está entre as áreas do Nordeste com maior probabilidade de registrar chuva acima da média ao longo do mês.

Segundo o Inmet, o aumento das precipitações favorece a recomposição da umidade do solo e beneficia áreas agrícolas, pastagens e reservatórios que abastecem municípios baianos. Já nos demais estados da região, o comportamento da chuva deve se manter dentro do padrão típico do fim de ano. A exceção fica por conta do norte do Maranhão, onde a tendência é de volumes abaixo da média, com possível impacto para pequenos produtores rurais.

As previsões ainda apontam para temperaturas superiores ao normal em todo o Nordeste, com desvios que podem chegar a 1°C acima da climatologia, especialmente no sul do Piauí. No litoral, incluindo a costa baiana, as médias devem variar entre 25°C e 27°C, mantendo o clima quente característico do período, agora combinado ao aumento das chuvas.