ECONOMIA


Desemprego cai para 5,4% e Brasil registra menor taxa desde 2012, diz IBGE

Pesquisa mostra recuo acima das expectativas do mercado e aponta recorde de trabalhadores formais e de pessoas ocupadas no país

Foto: Reprodução/Pedro Girão/IBGE

Uma pesquisa realizada pelo Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (28), revelou que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,4% no trimestre encerrado em outubro, atingindo o menor patamar da série histórica, que iniciou em 2012.

O resultado fica abaixo das expectativas do mercado, de queda de 5,5% no período. Em comparação ao trimestre móvel encerrado em outubro de 2024 (6,2%), o indicador caiu 0,7 pontos percentuais.

O quantitativo da população sem emprego no país caiu ao seu menor contingente, de 5,910 milhões, registrando uma queda de 3,4% no trimestre e recuo de 11,8% no ano.

O levantamento ainda mostrou que o número total de trabalhadores no Brasil se manteve em 102,5 milhões, consolidando-se como um patamar recorde. O nível da ocupação, que mede as pessoas empregadas na população em idade de trabalhar, ficou em 58,8%. Notavelmente, a pesquisa apontou um novo recorde para o segmento formal, com 39,182 milhões de empregados com carteira assinada.