POLÍTICA


Fabíola diz entender crítica da oposição à pedido de empréstimo do governo: ‘Faz seu papel’

Deputada estadual alegou que Bahia tem equilíbrio fiscal: “Uso do dinheiro público com responsabilidade”

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

As críticas da oposição ao novo pedido de empréstimo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) foram minimizadas pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).

“Oposição faz o seu papel. Faz parte. Mas a gente está lá, com critério, sugerindo esses empréstimos que têm endereço certo. A Bahia é um estado que precisa investir”, afirmou Fabíola nesta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa durante lançamento de ação de segurança pública do governo, no Jardim de Alah.

Jerônimo encaminhou nesta terça-feira (25) mais um pedido de autorização de empréstimo à Alba, dessa vez ao Banco do Brasil, no valor de R$ 650 milhões. “A Bahia está levando aos quatro cantos mais investimentos. Claro que não pode fazer isso sozinha. Por isso há apoio do governo federal e também necessita de emendas parlamentares e de empréstimos”, continuou Fabíola.

A deputada estadual disse ainda que municípios não têm recursos suficientes para arcar com investimentos. “O grau de endividamento de um município é muito grande. Estes entes não podem fazer tudo sozinho e estão pedindo empréstimo”, disse.

“Um governo é feito para investir na sua gente, para levar serviços, como saúde, educação e infraestrutura”, completou.

Apesar de não ter detalhado quais áreas serão contempladas, Jerônimo informou na solicitação que o recurso será direcionado a projetos ligados a parcerias público-privadas (PPP).

Somente em novembro, esse é o terceiro pedido de crédito enviado ao Legislativo, acumulando R$ 2,9 bilhões no mês. Assim como nos pedidos anteriores, o governo solicitou urgência na tramitação, o que reduz o tempo de análise dos deputados.