POLÍTICA


Deputada vê ‘desmascaramento do bolsonarismo’ como motivo do favoritismo de Lula

Olívia Santana avalia pesquisa CNT/MDA e afirma que políticas sociais tendem a influenciar eleição presidencial

Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA

 

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) afirmou, nesta terça-feira (25), que o avanço de Lula em todos os cenários testados pela pesquisa CNT/MDA reflete uma “conscientização” da população, com o “desmascaramento do bolsonarismo e da extrema direita no país”. O levantamento divulgado mais cedo mostra o presidente liderando em todos os cenários de primeiro e segundo turno para 2026.

Segundo a pesquisa, Lula aparece com 39% contra 27% de Jair Bolsonaro, que está inelegível, no cenário mais tradicional. Em simulações com outros nomes do campo bolsonarista, como Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, o petista mantém vantagem, chegando a mais de 20 pontos de diferença em alguns cenários.

Para Olívia, o resultado demonstra uma leitura clara do eleitorado. “A população está se conscientizando do que representa o bolsonarismo, com suas pautas bombas. E entendendo a importância da reeleição de Lula para dar sequência ao projeto de reconstrução nacional”, disse ao MundoBA.

A deputada afirmou ainda que vê 2026 com otimismo. “Lula tem todas as condições de se reeleger. Vai ser mais um marco histórico”, declarou. Ela destacou três pontos que, na avaliação dela, pesam no cenário eleitoral: o desgaste da extrema direita, os efeitos de políticas sociais e episódios ligados ao entorno de Bolsonaro.

“A PEC da blindagem, a prisão de Bolsonaro e as ações do governo mostram quem trabalha pelo povo. A pauta de Bolsonaro e da direita é a pauta das armas, da morte. Não há políticas sociais”, criticou.

Olívia também citou ações recentes no plano internacional envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro. “Quando ele defende Trump contra os interesses do Brasil, inclusive apoiando tarifas sobre produtos brasileiros, isso deixa clara a diferença entre nós e eles.”