ENTRETENIMENTO


Adeus a Ione Borges: apresentadora e ícone da TV brasileira morre aos 73 anos 

Velório será realizado em São Paulo; comunicadora marcou gerações à frente do programa Mulheres 

Foto: Reprodução/G1

O corpo da apresentadora Ione Borges, que morreu aos 73 anos, devido a insuficiência respiratória, na madrugada de hoje, será velado nesta segunda-feira (24), das 16h às 20h, no Funeral Velar Morumbi, em São Paulo. Considerada um dos maiores nomes da TV brasileira, Ione deixou sua marca ao comandar o programa Mulheres, da TV Gazeta, durante as décadas de 1980 e 1990. 

Mesmo após deixar o comando da atração, a comunicadora permaneceu envolvida com projetos da emissora e participou da edição especial em comemoração aos 40 anos do Mulheres, celebrada em 23 de setembro de 2020.

Trajetória de Ione Borges 

Afastada da televisão desde 2010 por causa de problemas nas cordas vocais, Ione quebrou o hiato em ocasiões especiais, como em 2014, quando substituiu Ronnie Von durante uma semana no programa Todo Seu. 

Antes de se tornar apresentadora, Ione trabalhou como modelo e atriz, integrando o elenco da versão original da novela Meu Pedacinho de Chão (Globo, 1971). Ao longo de sua carreira, passou também pela Band e pela extinta TV Manchete. 

Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, a comunicadora esteve à frente de diversos programas da TV Gazeta, emissora mantida pela Fundação Cásper Líbero. Além do Mulheres, comandou o ‘Pra Você’ e o ‘Manhã Gazeta’. 

A notícia de sua morte foi divulgada pela apresentadora Claudete Troiano, com quem formou dupla no Mulheres. A forte amizade entre as duas rendeu o apelido carinhoso de “as parceirinhas”. Reservada em relação à vida pessoal, Ione era casada com o empresário francês Jean François desde 1993.