BRASIL


PF faz buscas no Ceará após divulgação de questões semelhantes às do Enem 2025

Investigação apura possível fraude após live antecipar itens parecidos com os aplicados no segundo dia de prova

Foto: Divulgação/Polícia Federal

 

A Polícia Federal cumpriu neste domingo (23) um mandado de busca e apreensão no Ceará para investigar a divulgação de questões semelhantes às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Segundo apuração da TV Globo, o alvo da operação é Edcley Teixeira, que apareceu em uma live no YouTube apresentando perguntas quase idênticas às que cairiam na avaliação.

Em 11 de novembro, cinco dias antes da aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, Edcley mostrou ao menos cinco questões muito parecidas com as oficiais, algumas, inclusive, com os mesmos números cobrados pelo Inep. Após relatos de candidatos nas redes sociais, o instituto anulou três itens por considerar que houve antecipação de conteúdos semelhantes.

O Inep afirmou ter identificado “similaridades pontuais” entre o material divulgado e a prova, mas ressaltou que nenhuma questão foi reproduzida integralmente. Tanto o Ministério da Educação quanto o Inep informaram que não vão comentar a operação da PF.

Edcley Teixeira, que comercializa serviços de consultoria para vestibulandos e se apresenta como estudante de Medicina, nega qualquer vazamento. Ele afirma ter elaborado as questões dentro dos limites legais e com o objetivo de “democratizar a educação”. Apostilas do curso que oferece também continham uma sexta questão semelhante à do Enem, relacionada a tijolos.